Visitantes

sábado, 18 de junho de 2011

CACHECOL DE BOLINHAS PASSO A PASSO - TRICO



Olá amigos da arte,
chego por aqui com mais uma mania artística, desta vez resolvi aprender trico, sendo que, é claro vou começar por um cachecol que não tem segredos, são retas faceis! E cá entre nós.....este modelo tem pouquissímos pontos, então além de fácil também é rápido de se fazer.

Vamos lá, para este modelo são necessários os seguintes materiais:

- 1 novelo de lã pom pom fofo 45m - 100g
- par de agulhas de trico nº 6


1 - Agulha de trico número 6 e um novelo de lã pom pom 100g;

2 - Nesta lã o espaço entre as bolinha é de 5cm, isso é muito importante para o restante do trabalho, influência muito no resultado, pois com este número de agulha serão necessários 2 pontos entre cada bolinha, explicarei a seguir;

3 - Deixe uma bolinha e no seu intervalo dê um nó e coloque na agulha, este é primeiro ponto. Não sei o nome dele tá....coisa de iniciante! rs;

4 - Para continuar os outros pontos, faça um "Ezinho" com o intervalo da linha ( entre as bolinhas), a cada espaço você terá de fazer 2 vezes este ponto por conta do tamanho da linha;

5 - Continue fazendo até o tamanho desejado, o "ezinho" entre cada pom pom;

6 - Neste modelo de cachecol e, para dar o tamanho de um novelo eu fiz uma fileira com 8 pontos;

7 - Vire a agulha na mão esquerda ( cada um da maneira em que achar melhor), com a outra agulha vazia ( que estará na mão direita), passe-a por dentro do primeiro ponto pela frente da fileira, ou seja, o ponto estará na sua frente;

8 - Pegue a lã e dê uma laçada pela agulha que esta dentro do ponto ( a laçada deve ser dada de baixo para cima);

9 - Esta laçada que foi dada você deverá transpassá-la por dentro do ponto levando-a para a outra agulha e assim sucessivamente até o fim de todos os pontos;

10 - Continue com este trabalho repetitivo, todas as fileiras de pontos serão feitas desta mesma forma até o tamanho desejado;

AGORA O FINAL (ARREMATE):

11 - Agora você terá de pegar dois pontos de uma só vez, seguindo o príncipio do ponto anterior;

12 - Dê a laçada novamente;

13 - Mas agora você terá de passar esta laçada por dentro dos dois pontos que você pegou anteriormente e passar para a outra agulha apenas um ( no caso a laçada);

14 - Continue o processo pegando apenas um ponto que se juntará com o outro e somarão assim dois pontos, continue o processo;

15 - No fim restará apenas um ponto;

16 - Que você terá de dar um nó, passe a boinha restante por dentro do nó para ficar bem firme e corte rente para dar um bom acabamento.

E assim está pronto seu cachecol de bolinhas cut cut!!!! Num é uma graça, espero que tenha explicado direitinho, mas qualquer coisa me perguntem que eu tentarei ser mais clara.

Mas olha a diferença, se você quiser mudar de agulha (tamanho 12 por exemplo), com o mesmo tipo de novelo (modelo e tamanho) dando apenas um ponto entre cada bolinha a estrutura do cachecol será totalemente diferente como nesta última imagem, ele fica mais largo e mais fofinho, leve também para falar a verdade:



É isso ai galerinha, espero que tenham gostado e aprendido.
Não é tão díficil quanto pensei, boa sorte!
Uma ótima idéia para este friozinho paulista, um cachecolzinho de bolinha tão fofinho e quentinho!

Beijocas e até a próxima!

Danny Rocha

18 comentários:

  1. Ah, cliquem na imagem do passo a passo que ela aumenta o tamanho!!!

    ResponderExcluir
  2. KKKK Meus queridos, descobri o nome do ponto é TRICO! Então este cachecol é feito de ponto trico!!!! beijocas e boa produção

    ResponderExcluir
  3. Ah, quem me explicou que isso é um ponto trico foi a Lu, professora lá da escola em que leciono....além dela me dizer que existe tb um ponto que se chama meia e é feito ao contrário do trico( eu acho) shaushuash beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Danny!

    Adorei o passo a passo, e sua explicação. Já estou fazendo o meu!!
    Obrigada,
    bj,
    Rita

    ResponderExcluir
  5. Obrigada vc Rita, que bom que te ajudei!
    Quando terminar me escreva para falar se deu certo e me mande uma foto que eu coloco aqui!!!!
    Espero que tenha explicado direitinho.
    Em breve colocarei mais coisas...conforme eu for aprendendo rs!
    Beijocas e obrigada por acompanhar meu blog

    ResponderExcluir
  6. oi Danny...
    Eu sou a Daniele...
    eu adorei esse cachicol... ja sei fazer... mais eu adorei o jeito q vc faz...
    muito obrigada pela dica...
    beiloks...

    ResponderExcluir
  7. Que bom te ajudei Daniele, e que bom que você gostou do meu modelo de cachecol, ele faz muito sucesso...e é tão fofo!!!!
    Em breve colocarei mais coisas da arte!
    beijocas e obrigada pelo recado

    ResponderExcluir
  8. vc usa para arrematar um espaço da bolinha de cada vez ou usa dois como o restante do trabalho, tentei passando por dois pontos e devolvendo na agulha utilizando um espaço entre bolinhas de cada vez e de um lado as carreiras de bolinhas aumentaram, e utilizando duas vezes o espaço entre as bolinhas no arremate ficou apertadado, ainda estou quebrando a cabeça. bjs Obrigada. Patrícia

    ResponderExcluir
  9. olá DANNY amei fazer é mt facil com suas explicaçoes,bjo

    ResponderExcluir
  10. olá Danny,amei fazer é mt facil vc explicou direitinho ,bjo

    ResponderExcluir
  11. olá Danny ,amei fazer é mt facil e vc explicou direitinhu bjo

    ResponderExcluir
  12. FOI USADO TRICO NO LADO DIREITO E AVESSO?CLEIDE .PRA FAZER COM LA DE BOLINHAS MEDIO POÁ QUAL NUMERO DE AGULA E QUANTIDADE DE POSNTOS QUE EU USO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei exatamente o lado...ainda estou aprendendo a fazer trico e sozinha! então apenas sei fazer e nao sei ainda os nomes :( desculpe. mas é o ponto comum do trico, o mais usado...acho que é o ponto trico!
      Para este é indicado 7 a 8 pontos , mas tudo vai do seu gosto!
      qualquer coisa por favor....me comunique! bjs