Visitantes

sábado, 18 de junho de 2011

CACHECOL DE BOLINHAS PASSO A PASSO - TRICO



Olá amigos da arte,
chego por aqui com mais uma mania artística, desta vez resolvi aprender trico, sendo que, é claro vou começar por um cachecol que não tem segredos, são retas faceis! E cá entre nós.....este modelo tem pouquissímos pontos, então além de fácil também é rápido de se fazer.

Vamos lá, para este modelo são necessários os seguintes materiais:

- 1 novelo de lã pom pom fofo 45m - 100g
- par de agulhas de trico nº 6


1 - Agulha de trico número 6 e um novelo de lã pom pom 100g;

2 - Nesta lã o espaço entre as bolinha é de 5cm, isso é muito importante para o restante do trabalho, influência muito no resultado, pois com este número de agulha serão necessários 2 pontos entre cada bolinha, explicarei a seguir;

3 - Deixe uma bolinha e no seu intervalo dê um nó e coloque na agulha, este é primeiro ponto. Não sei o nome dele tá....coisa de iniciante! rs;

4 - Para continuar os outros pontos, faça um "Ezinho" com o intervalo da linha ( entre as bolinhas), a cada espaço você terá de fazer 2 vezes este ponto por conta do tamanho da linha;

5 - Continue fazendo até o tamanho desejado, o "ezinho" entre cada pom pom;

6 - Neste modelo de cachecol e, para dar o tamanho de um novelo eu fiz uma fileira com 8 pontos;

7 - Vire a agulha na mão esquerda ( cada um da maneira em que achar melhor), com a outra agulha vazia ( que estará na mão direita), passe-a por dentro do primeiro ponto pela frente da fileira, ou seja, o ponto estará na sua frente;

8 - Pegue a lã e dê uma laçada pela agulha que esta dentro do ponto ( a laçada deve ser dada de baixo para cima);

9 - Esta laçada que foi dada você deverá transpassá-la por dentro do ponto levando-a para a outra agulha e assim sucessivamente até o fim de todos os pontos;

10 - Continue com este trabalho repetitivo, todas as fileiras de pontos serão feitas desta mesma forma até o tamanho desejado;

AGORA O FINAL (ARREMATE):

11 - Agora você terá de pegar dois pontos de uma só vez, seguindo o príncipio do ponto anterior;

12 - Dê a laçada novamente;

13 - Mas agora você terá de passar esta laçada por dentro dos dois pontos que você pegou anteriormente e passar para a outra agulha apenas um ( no caso a laçada);

14 - Continue o processo pegando apenas um ponto que se juntará com o outro e somarão assim dois pontos, continue o processo;

15 - No fim restará apenas um ponto;

16 - Que você terá de dar um nó, passe a boinha restante por dentro do nó para ficar bem firme e corte rente para dar um bom acabamento.

E assim está pronto seu cachecol de bolinhas cut cut!!!! Num é uma graça, espero que tenha explicado direitinho, mas qualquer coisa me perguntem que eu tentarei ser mais clara.

Mas olha a diferença, se você quiser mudar de agulha (tamanho 12 por exemplo), com o mesmo tipo de novelo (modelo e tamanho) dando apenas um ponto entre cada bolinha a estrutura do cachecol será totalemente diferente como nesta última imagem, ele fica mais largo e mais fofinho, leve também para falar a verdade: