Visitantes

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CACHECOL DE BOLINHAS PASSO A PASSO (POMPOM) - CROCHÊ

Olá meus amiguinhos.....rs hoje eu estou meio Palmirinha!!!!

Então, vamos dar ínicio a mais uma obra de arte, como disse em postagens anteriores sai do trico e fui para o crochê...o que acho bem mais fácil diga-se de passagem.

Adorei trabalhar com esta lã que, ao que me parece está em alta neste inverno de 2.011, a lã pompom, fofo ou lã bolinha como dizem ( eu).

Comprei um cachecol para mim, neste estilo bagunçado porque achei diferente e lindo, observando-o notei que ele é feito apenas de ponto corrente, assim lá foi a curiosa na sacaria comprar lã pompom para tentar fazer outro cachecol de bolinhas bagunçadas....fiz inúmeros testes e nada, por isso fiz aquele o de trico primeiro!!!!

De tanto tentar e observar o meu, consegui chegar ao feito e concretizei um divino cachecol cheio de bolinhas bagunçadas e meio gordinho!!!! Quando estava nos testes ele saia muito magrinho.....e enfim consegui que ficasse como imaginava....Assim:



Ele é muito fácil de ser feito, fiquem tranquilas. Para cada um deles eu usei apenas um novelo de lã com 100g. O único probleminha é que esta lã tem um precinho meio salgado e este tipo de artesanato é meio viciante....eu gastei um bom dindin sabe né!

Material:

- Um novelo de lã Fofo médio ( as bolinhas são um pouco mais gordinhas);
- Agulha de crochê número 4.00 mm

Modo de fazer:



2 - Dê um nó na ponta da lã ( esse tipo de lã adora desfiar);

3 - Dê um nó e coloque a agulha no meio deste nó;

4 - Você vai iniciar o ponto corrente e sempre dará espaço de 3 bolinhas a cada ponto dado, como esta na figura;

PONTO CORRENTE: a partir do nó que esta na agulha, você terá apenas de dar uma laçada e passar por dentro do nó e assim sucessivamente.

5 - Dê uma laçada no espaço entre as bolinhas ( lembrando que a regra para este cachecol e usar de 3 em 3 bolinhas):

6 - Passe a laçada por dentro do nó;

7 - o resultado será esta imagem ( figura número 7);

8 - Caso ache necessário você pode dar dois pontos a cada espaço ( dependerá do tamanho da linha entre as bolinhas, neste caso o espeço entre elas é de 5 cm, eu dei as vezes 2 pontos correntinha aqui no modelo rosa e bege, no vermelho não foi necessário pois o espaço era menor);

9 - DICA: Faça uma sequência de 3 trios de 3 bolinhas (como esta na figura)

10 - Esse trio você vai juntar no ínicio da sequência com um ponto baixo (o mesmo que fazer correntinha) e dar uma nova laçada com apenas uma bolinha e finalizar com mais um ou dois pontos baixos e dar continuidade a mais uma sequência de trios de 3 bolinhas ;

11 e 12 - Continue esse processo até o termino do novelo;

13 -Finalize com um nó.


OBSERVAÇÕES:

Caso queira um cachecol mais magrinho, basta apenas ir fazendo o ponto corrente a cada 3 bolinhas, sem precisar juntá-las.

Como eu queria um mais gordinho fui juntando esses trios de 3 bolinhas para que ficasse mais larguinho, eu gostei do resultado!! Mas isso vai de cada um!!

Quanto menor o espaço entre as bolinhas mais gordinho ele fica e mais fácil é de se fazer, fiquem atentas no momento da compra do novelo.

Espero que tenham gostado e que eu tenha explicado bem direitinho para vocês!!!

Respire fundo e mãos a obra, além de ser muito relaxante é uma terapia, ocupa a mente que é uma beleza!!!!

Aproveitem o inverno que começou a pouco tempo e que dure o frio para usarmos muito nosso cachecolzinho feito com muito amor e carinho...como diz a canção do Robertinho:

..." que me aqueça neste inverno, e que tudo mais vai"....(livre escolha rs)

beijocas

Danny

ps:estou tentando agora um tear e estou implorando para que a vice diretora da escola em que trabalho me ensine a fazer um poncho em crochê, ela fez um muito lindo e me mostrou....espero que ela me ensine....sempre quis um!!!!

7 comentários:

  1. Legal adorei a receita vou tentatr fazer. bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa já tentei fazer um lenço com essas bolinhas, deu um trabalho, hehehehhe. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai deu certo? Poderia mandar uma foto para eu ver! Posso postar no blog se quiser! bjs

      Excluir
  3. oi danny não sei como juntar o trio de bolinhas vc pode me ajudar? fiz um sem juntar o trio gostei muito! bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Gilvania, eu não entendi sua dúvida especificamente. Vc precisa efetuar os pontos do croche nos espaços que tem a linha e não o pompom, mas isso fica a gosto de cada um. Eu fiz de 3 em 3. Me explique melhor para que eu possa ajuda-la. Beijocas...qualquer coisa me mande mail!

    ResponderExcluir
  5. Olá danny, amei a dica mas estou quebrando a cabelça aqui com a mesma duvida da gilvania acima, não entendi como juntar os trios???*
    10 - Esse trio você vai juntar no ínicio da sequência com um ponto baixo (o mesmo que fazer correntinha) e dar uma nova laçada com apenas uma bolinha e finalizar com mais um ou dois pontos baixos e dar continuidade a mais uma sequência de trios de 3 bolinhas ;
    poderia me ajudar? ficaria muito grata pois estou tentando fazer um cachecol pompom q fique assim gordinho igual á esse e só encontrei aqui no seu blog! Obrigada dany e continue compartilhando conosco bjosss

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu recado, em breve o responderei aqui mesmo pelo blog, ou por mail se preferir!
beijocas